terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O que é Filosofia?

Esta é uma questão não muito simples de responder. Uma das formas mais fáceis de responder é dizer que a filosofia é aquilo que os filósofos fazem, indicando em seguida os textos deles. Bem simples! Mas, essa resposta tá longe de ser satisfatória.
Em geral, entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.
Essas inquietações decorrem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados, questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangentes que nos indiquem respostas, mesmo que provisórias.
Desta forma, o primeiro passo para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.

Pra que serve a Filosofia?? Só entrando em contato com ela pra saber...
*

Nenhum comentário: